Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Atividade Física na Gestação

Atividade Física na Gestação

Quando recebi a notícia que estava grávida, fiquei radiante, principalmente após saber que eram gêmeos. Na sequência, começaram as preocupações: será que nascerão saudáveis, no tempo certo? E a inevitável pergunta, será que vou engordar demais e colocar anos de malhação a perder?
Acho que esta questão é freqüente na cabeça de todas ou quase todas as gestantes.
No meu caso, fui proibida de treinar, por se tratar de uma gestação gemelar, com risco de parto prematuro. A princípio, fiquei preocupada, pois achava que iria virar uma “bola”, o que não aconteceu, pois como sempre fui ativa, meu metabolismo era mais acelerado, devido a minha porcentagem de massa magra (músculos) ser alta e acelerou ainda mais, por estar gerando dois seres dentro de mim. Engordei apenas 9 kg, comendo de tudo com moderação, mas senti muita falta dos meus treinos. O que importa é que valeu muito a pena.
Mas, nem todas as mulheres estão impedidas de se exercitar na gravidez, pelo contrário, a atividade física faz bem tanto a mãe quanto ao bebê, pois faz com que o organismo libere endorfina, o que causa bem-estar para ambos. Além de diminuir as dores lombares causadas pela mudança do centro de gravidade da mãe, manter o condicionamento cardiorrespiratório, a resistência muscular e evitar o ganho excessivo de peso, o que ajuda muito no parto normal e na recuperação pós-parto,
É importante frisar que a atividade física na gestação é recomendada para as mulheres que já eram ativas antes da gravidez, para aquelas que eram sedentárias, o melhor é esperar o nascimento do bebê para então se iniciar em uma atividade, nesse caso, opte por sessões de alongamento, caminhadas leves ou ginástica pra gestante bem acompanhada e desde que liberada pelo ginecologista e obstetra.
Para as mulheres ativas, o primeiro passo é procurar o ginecologista e realizar os primeiros exames de pré natal para verificar se tudo está bem e se ela já pode retomar sua rotina de exercícios (normalmente, os médicos pedem pra esperar passar os 3 primeiros meses, pois é comum ocorrer abortos espontâneos nesse período), após a liberação ginecológica vale procurar um cardiologista para realizar os exames cardíacos e verificar se tudo está bem e para que o treinador possa precisar melhor a freqüência cardíaca de treino, já que o coração está mais sobrecarregado, pois tem que suprir também o feto. De uma maneira mais geral, prescreve-se que a gestante deve se exercitar com uma freqüência cardíaca inferior a 140bpm (batimentos por minuto), pois assim o suprimento sanguíneo e de oxigênio é suficiente ao bebê, e dessa forma ele se desenvolve normalmente.
A gestante deve continuar a praticar as atividades de antes da gestação, porém com uma intensidade mais baixa e duração menor. Mantenha sempre a hidratação e procure fazer um lanche leve antes do exercício para evitar a hipoglicemia e quedas de pressão.
Se tiver qualquer sintoma diferente interrompa o exercício. Pratique até que não se sinta mais confortável na atividade ou até quando seu médico deixar. Após o parto você terá tempo pra malhar e entrar em forma rapidinho.
E saiba que amamentar, além de proporcionar uma sensação maravilhosa, aumenta muito seu gasto calórico diário e quando o bebê suga contrai o útero, o que ajuda ainda mais a volta à forma.
Ah! Hoje meus gêmeos estão com 10 anos e graças a Jade e ao Luan sinto-me uma mulher plena e super em forma, pois continuo treinando pra dar conta de criá-los, acompanhá-los e dar o exemplo de vida ativa e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário