Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como voltar a forma física após a gestação

Como voltar a forma física após a gestação

Depois de 9 meses de expectativa para ver a carinha do ser mais esperado, muitos cuidados com a alimentação e exercícios para não engordar demais durante a gestação, começa uma nova fase: “como retornar a antiga forma o mais rápido possível, com saúde e disposição?”
Lembre-se que foram necessários 9 meses para ocorrer todas as transformações pertinentes à gestação, os hormônios foram se alterando, os quadris e a cintura alargando, a barriga apontando, agora dê pelo menos esse mesmo tempo para tudo voltar a ser como era antes, com um adendo: a amamentação.
Nessa nova fase, você terá que amamentar o bebê, terá noites de sono mais curtas e vai querer ficar o máximo possível perto do seu filho, mas sempre sobra um tempinho para se exercitar.
Durante a amamentação, o metabolismo fica mais acelerado, pois são gastas muitas calorias para produzir o leite e amamentar. É um momento de imenso prazer tanto para a mãe quanto para o bebê, é maravilhoso ver seu filho crescendo cheio de saúde graças a um único alimento, o seu leite.
Além de gastar mais calorias, você continua cuidando da alimentação, pois tudo que come vai para o leite e consequentemente para o bebê, portanto continue se alimentando saudavelmente.
Outro benefício de amamentar, é que quando o bebê suga o seio materno, o útero se contrai, isso ajuda a diminuir o volume abdominal, fazendo com que o útero dilatado durante a gestação retorne ao seu tamanho original.
Durante a quarentena, período de cicatrização da cesariana e de recuperação do parto normal, os médicos pedem para que a mãe não realize exercícios vigorosos, que exijam muita contração muscular, deve-se evitar a realização de exercícios abdominais, mas já pode iniciar exercícios aeróbios de baixa intensidade, tais como caminhar, pedalar e nadar. Terminado esse prazo, a nova mamãe já pode retornar a sua rotina de exercícios habituais, diminuindo apenas a intensidade e aos poucos aumentando de acordo com a melhora do condicionamento físico. Para as mamães que não praticavam atividade física regular antes da gestação, indica-se procurar um professor de Educação Física que oriente sua iniciação na atividade escolhida, realize uma avaliação física e inicie seu programa de forma gradativa, direcionando ao seu objetivo.
Indico sempre a atividade aeróbia para ajudar a reduzir a porcentagem de gordura e melhorar o condicionamento físico geral, exercícios neuromusculares, como a musculação, por exemplo, que ajuda a tonificar a musculatura e melhorar a postura que é alterada durante a gravidez e também na amamentação. Neste treinamento deve-se enfatizar a região abdominal, que devido à distensão da musculatura para acomodação do bebê, apresentará uma flacidez maior. E, exercícios de alongamento, pois amenizam as dores nas costas das mamães que ficam com o bebê no colo e curvadas para trocar as fraldas e dar banho.
E, quando parar de amamentar, atente as porções de sua dieta, pois o seu metabolismo ficará mais lento e portanto necessitará de menos calorias no dia a dia.
Com uma alimentação saudável e dedicação aos treinos com certeza você será uma mãe em forma, saudável e ainda mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário