Powered By Blogger

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Minha matéria na Revista Women's Health

Barriga forte e chapada sem abdominal
Cansada de fazer abdominais e não ver resultado? Descobrimos uma maneira para deixar sua barriga enxuta de vez. Conheça o treinamento funcional
Por Thais Szegö
Se existe um exercício que não sai da nossa rotina na academia, ano após ano, é o abdominal — barriga trincada, afinal, é o sonho de qualquer mulher. Acontece que, mesmo após incontáveis abdominais feitos na vida (milhares? Centenas de milhares?), muitas mulheres não notam uma melhora na silhueta correspondente ao esforço. É o seu caso? Chegou a hora de conhecer a modalidade que vai acabar de vez com o seu problema: o treinamento funcional.

Enquanto os exercícios localizados convencionais se concentram em apenas um músculo por vez, os funcionais colocam toda a cadeia muscular para trabalhar com base nas atividades do praticante — das rotineiras, como caminhar, sentar e subir escada, às esportivas, tal qual jogar tênis e nadar. Essas particularidades são importantíssimas, entre outras razões, para evitar que a cadeia muscular fique forte ou flexível de maneira desigual, fator que costuma desencadear dores, lesões e má postura em praticantes de musculação e ginástica localizada.

O treinamento funcional é indicado especialmente para quem quer secar e tonificar o core, área que compreende o abdômen, os quadris e a lombar (confira na ilustração da pág. ao lado). “Uma de suas bases é o fortalecimento da região que dá equilíbrio ao corpo todo e promove a melhora postural”, afirma a personal trainer e especialista em treinamento funcional Silvia Vieira Santilli, de São Paulo. Ajeitar a postura automaticamente ajuda a manter a barriga em forma, pois evita a formação de pneuzinhos ao redor da cintura. “Durante o treino, utilizamos acessórios e superfícies instáveis que fazem com que o core seja ativado e o abdômen fique permanentemente contraído, mesmo que o aluno não perceba.” Como os exercícios trabalham também a estabilidade, os músculos são duplamente exigidos, o que garante um resultado mais direcionado e eficaz.

Queima de calorias e definição muscular, claro, fazem parte do pacote funcional, mas como consequência de um treinamento que tem um objetivo maior: nos transformar em máquinas de locomoção e movimentação mais eficientes. Nenhuma atividade física é realizada, das prosaicas levantar e agachar, se os músculos do core não funcionarem plenamente, possibilitando que os membros superiores e inferiores executem bem suas funções.

“O corpo humano tem a função de se mover para todos os planos e direções”, diz o personal trainer especialista em treinamento funcional Fernando Jaeger, do Instituto de Performance Humana no Brasil. “Mas, com o avanço da tecnologia, nos mexemos cada vez menos.” Durante o exercício, a força é estimulada em paridade com o equilíbrio e a velocidade, da forma mais parecida possível com a movimentação exigida na prática esportiva e nas atividades cotidianas.

Afora a lista de vantagens do treinamento funcional sobre os abdominais convencionais, a modalidade dá um gás no metabolismo basal da praticante, promovendo maior gasto de energia, mesmo em repouso. “Em um único exercício temos a contração de vários grupos musculares, o que eleva o gasto calórico e tonifica a musculatura sem aumentar muito o volume muscular”, explica a educadora física Clóe Celentano, da 4US Consultoria e Assessoria Esportiva, em São Paulo.

A pedido de WOMEN’S HEALTH, Clóe desenvolveu uma série que vai deixar sua barriga fortalecida e chapada — sem um único abdominal. Siga o nosso plano e prepare-se para apertar os furinhos no cinto a partir de um mês de dedicação.

Fotos: Ivan Berger. Agradecimentos: Queens, Academia Runner, Everlast, www.netshoes.com.br


Veja mais, as fotos com os exercícios neste link:http://www.womenshealth.com.br/

1 - Agachamento livre

De pé, segure uma medicine ball e afaste os pés na linha dos quadris (A). Agache e flexione os joelhos ultrapassando um pouco o ângulo de 90°, levando a bola à altura dos ombros (B). Faça três séries de 15 repetições.